A Massagem é uma excelente aliada no combate aos problemas emocionais, através dela conseguimos obter resultados incríveis a curto e médio prazo, sendo indicado inclusive, às horas de crise. Seu efeito é tão benéfico e eficaz que foi considerada como A Pílula da Felicidade.
Para entendermos sobre como a massagem pode influenciar no seu estado emocional tornando-se como se fosse a “Pílula da Felicidade“, precisamos entender, de forma resumida, sobre os hormônios e seus principais efeitos:
Hormônios e seus efeitos
• Por ação reflexa e comandada pelo Sistema Nervoso, a Massagem tem o poder de fazer com que o corpo aumente a produção e liberação de alguns hormônios (ou substâncias) na corrente sanguínea, que irão ter alguns efeitos super benéficos ao nosso corpo e psicoemocional:
Endorfina;
Serotonina;
Ocitocina;
Dopamina;
Adrenalina e noradrenalina;
Hormônio do crescimento;
– Endorfinas: é um analgésico natural liberado pelo corpo após uma massagem, exercícios físicos, dança; é animador e também é considerado o “hormônio da felicidade”, tem o poder de diminuir o Cortisol (hormônio liberado em situações de estresse), trazer um bem-estar incrível, melhorar o humor e o sono, facilitar o trabalho de todas as glândulas produtoras de hormônios e o bom funcionamento dos órgãos;
– Serotonina: é um neurotransmissor produzido pelo tronco encefálico, responsável pelo bom humor, se sentir vivo e importante (na depressão essa substância fica com níveis baixos no corpo), atenção aos pensamentos, efeitos calmantes, promove saciedade, diminui o estresse e irritação, melhora o dia-a-dia por regular o ciclo sono/vigília trazendo sono mais reparador e disposição nas atividades diárias;
– Ocitocina: considerado o “hormônio do amor” ou “hormônio dos vínculos emocionais” é produzido pela glândula chamada Hipotálamo e armazenada na Hipófise, e liberado durante a gravidez, parto e lactação, sexo e abraço. Auxilia no aumento do vínculo amoroso e a vontade de cuidar do outro;
– Dopamina: influencia nas atividades motoras, principalmente as mais delicadas (como escrever, por exemplo), a inspiração, a motivação, entusiasmo, alegria e a capacidade de concentrar a atenção; também é liberada em situações onde se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e quando uma meta é cumprida (motivação e recompensa);
– Adrenalina e noradrenalina: hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais, funcionam de forma totalmente diferente um do outro, sendo basicamente, a adrenalina excitante (em qualquer situação estimulante) e a noradrenalina relaxante; a Massagem tem efeito regulador dessas substâncias, agindo de acordo com o estado em que a pessoa se encontra: ela tanto pode energizar e deixar em alerta quem está apático, como também pode tranquilizar quem está agitado;
– Hormônio do crescimento: hormônio produzido pela Hipófise, atua no crescimento da criança, já no adulto atua na regeneração e reparação dos tecidos do corpo (pele, músculos, nervos…), atuando mais durante o sono; a Massagem entra nesse processo melhorando a qualidade do sono e diminuindo o Cortisol que tende a deixar a pessoa em alerta e prejudicar o sono reparador.
Pronto, após sabermos um pouquinho sobre os hormônios e suas principais funções no nosso organismo vamos ao que te trouxe até esta matéria:
Podemos dizer que a felicidade se dá através da descarga de quatro hormônios em nosso organismo, sendo conhecidos como o QUARTETO DA FELICIDADE, que são a Dopamina, Serotonina, Ocitocina e Endorfina – TODOS são estimulados com uma boa MASSAGEM!
Uma pessoa solitária e depressiva se sente mais amada depois da massagem (pelo aumento de serotonina e ocitocina e pela diminuição do cortisol).
Uma pessoa que sofre de dor crônica funciona melhor depois de uma massagem (aumento de endorfina, serotonina e ocitocina)
Uma criança com deficiência ou déficit de atenção e distúrbio de hiperatividade pode fazer seu dever de casa com foco e atenção depois de quinze minutos de massagem (aumento de dopamina e noradrenalina).
Um fumante que esteja tentando parar de fumar tende a evitar o cigarro ou a diminuir a vontade de fumar após a sessão de massagem (aumento de noradrenalina, serotonina e endorfina).
Uma pessoa que foi submetida à cirurgia tem cura mais rápida com massagem (diminuição de cortisol e adrenalina; aumento do sono restaurador através da redução de dor; aumento de endorfina e serotonina, resultando em maior produção e liberação de hormônio do crescimento).
As pessoas se sentem melhor, suportam a vida com mais facilidade e são mais alegres quando são massageadas (processos químicos neuroendócrinos dão origem a níveis mais elevados de pensamento integrado, como crenças e valores, interpretar contextos e dar sentido às coisas, intuição, fazer planos e prever atitudes, escolher e concretizar seus sonhos).
Gostou? Quer saber mais sobre Como a Massagem pode melhorar a sua Saúde e a do seu Cliente? Então conheça nossos Cursos e, seja você também, mais um dos Excelentes profissionais formados pelo nosso Instituto. Acesse institutorayacosta.com.br
Fonte: Profª Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa
Prof. Dr. Daniel Rodrigues Costa – Instituto Raya Costa