A dor nas costas é um problema muito comum no dia-a-dia não é mesmo?
Má postura no trabalho, levantar muito peso, colchão ou travesseiro não adequados, postura ao dormir e ao sentar, sem falar naquele cochilo com a cabeça no braço do sofá.
São vários fatores que podem prejudicar os músculos das costas em suas regiões cervical, torácica, lombar e sacral.
As dores variam de intensidade de acordo com o tempo de exposição da causa da dor e do limiar de dor de cada pessoa. Dessa forma, a dor pode variar de um leve desconforto que logo passa, até dores debilitantes em que a pessoa não consegue seguir com suas atividades diárias.
Os tratamentos para dores nas costas são diversos: alongamentos, exercícios físicos freqüentes para fortalecimento muscular, afastamento da causa das dores, fisioterapia, medicamentos. As terapias como massagens, cromoterapia, aromaterapia também trazem benefícios para controle e eliminação da dor.
As Terapias Orientais entram como tratamento das dores musculares, tratando além dos sintomas, também a causa física e energética que desencadeia a dor, por isso essas terapias se tornam tão eficazes. São exemplos dessas terapias: acupuntura, diapsoterapia, magnetoterapia e ventosaterapia.
Trataremos nesse artigo sobre a Ventosaterapia.
Provavelmente você deve ter conhecido essa técnica através da última Olimpíada, onde ficou muito evidente aquelas marcas arroxeadas no ombro e nas costas do nadador Michael Felps, que utilizou dessa terapia para tratamento de dores durante os treinos e competições.
A Ventosaterapia é realizada através de uma espécie de copo de acrílico, fazendo uma sucção do músculo e trabalhando a circulação sanguínea local.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, MTC, as ventosas mobilizam e fazem fluir a energia, sangue e gases estagnados no local, ou seja, os causadores dessas dores musculares. Uma vez novamente em fluxo normal, a nutrição, oxigenação e função muscular se equilibram e as dores cessam.
Ao contrário do que se pensa, aquelas marcas de ventosa não doem e não são hematomas. Elas são decorrentes da sucção e estase sanguínea, que com o passar dos dias, vão se tornando mais claras até desaparecerem. Já os hematomas são decorrentes de traumas, com rompimento de vasos sanguíneos, o que causa dor.
Quanto mais energia, sangue e gases tóxicos estagnados, maior é a dor muscular nas costas e mais evidentes podem ficar as marcas das ventosas. Com o tratamento freqüente, a tendência das marcas da ventosaterapia é ficarem bem mais claras ou nem aparecerem.
Como uma massagem, o terapeuta pode realizar manobras de deslizamento com as ventosas acopladas aos músculos das costas, trabalhando toda a musculatura, pode trabalhar somente pontos mais dolorosos ou pontos de acupuntura específicos para tratamento de dores.
Após essa terapia, os relatos são de sensação de bem-estar geral, relaxamento muscular, aquecimento da região e melhora das tensões.
Além de procurar um terapeuta especializado em Ventosaterapia, você também pode se capacitar e aprender como realizar a auto-aplicação de ventosas e como tratar outras pessoas.
Gostou? Quer saber mais sobre a Ventosaterapia e seus Maravilhosos Benefícios para sua Saúde? Então conheça o nosso Curso Completo de Ventosaterapia e, seja você também, mais um dos Excelentes profissionais formados pelo nosso Instituto.
Fonte: Profª Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa