Sabemos que o nosso Sistema Imunológico é a barreira de proteção do nosso organismo contra os agentes externos que podem prejudicar a nossa saúde, são os soldados da linha de frente na guerra biológica que nos rodeia.
E como todo bom pelotão, eles precisam estar sempre fortes e treinados para combater e vencer tais guerras diariamente. Acreditem, tais ataques são diários e a todo o momento! Por isso, o trabalho do nosso Sistema Imunológico é incessante e exaustivo, tendo baixas todos os dias, chegando ao ponto de nossos soldados não vencerem tais ataques, com isso, nós adoecemos.
Existem alguns hábitos diários que podem ajudar o nosso Sistema Imunológico fortalecendo os nossos soldados e melhorando a nossa saúde.
O Instituto Raya Costa separou 10 Hábitos que podem Melhorar a sua Saúde e seu Sistema Imunológico:
Evite o Estresse
Um grande vilão para a queda do nosso Sistema Imunológico é o estresse causado por rotinas atarefadas e exaustivas, além de preocupações excessivas, acarretando pensamentos negativos, o que não é bom para o seu estado emocional e para a sua saúde mental. Práticas diárias de Meditação, Respiração e Lazer podem ajudar com o alívio do Estresse, melhorando seu estado emocional e, conseqüentemente, sua saúde mental. Com isso, seus soldados se sentem mais focados a combater e vencer a guerra contra os ataques biológicos.
Beba Água
O consumo de água é, de longe, um dos hábitos mais saudáveis que podemos adotar para a melhora da nossa saúde e do funcionamento dos nossos órgãos e sistemas, incluindo o nosso sistema imunológico.
A água ajuda a limpar o nosso organismo das impurezas que nosso corpo retém durante o seu funcionamento no dia a dia, inclusive na eliminação dos agentes biológicos combatidos pelos nossos soldados através da eliminação da nossa urina. Portanto, quanto mais água bebemos, mais xixi fazemos, com isso, os corpos dos agentes externos mortos por nossos soldados são descartados mantendo nosso organismo mais limpo.
Durma Bem
Pessoas que dormem mal sentem muita indisposição, além do cansaço físico e mental. Por isso, procure sempre dormir de 7 a 8 horas por dia. E essa história de que, se dormir pouco na semana, é possível recuperar dormindo mais no fim de semana é mito. Não caia nessa!
Além das horas de sono, fique atento à qualidade do seu sono, não basta só ficar na cama por 8 horas, é preciso dormir de verdade! Se você acorda muito durante a noite significa que seu sono não está adequado para o seu devido descanso e recuperação do dia a dia. Se isso acontece freqüentemente procure ajuda profissional.
Alimente-se Bem
É comprovado que uma alimentação saudável propicia um corpo saudável. Independente do seu tipo de alimentação, seja ela Onívora, Vegetariana ou Vegana, busque comer sempre alimentos mais saudáveis e naturais com o menor índice de industrialização possível. Busque mais os cozidos aos fritos. Dê preferências aos pratos mais coloridos e completos.
Lembre-se que os alimentos são os combustíveis que movem o nosso corpo e, assim como em nossos carros, nós sempre procuramos abastecer com os melhores combustíveis, o nosso corpo necessita do mesmo cuidado quando o assunto é alimento.
Tome Sol
Além de ajudar no combate às doenças auto-imunes, a luz solar ajuda no fortalecimento dos ossos e favorece a força muscular. Portanto, aproveite a vitamina D. Lembre-se que ela pode ser absorvida gratuitamente tomando sol diariamente, 15 minutos por dia já é o suficiente para deixar o seu corpo mais saudável, lembrando que, para absorver melhor a vitamina D é importante não utilizar o protetor solar. Por isso, procure tomar 15 minutos de sol nos horários em que sua força esteja mais amenizada.
Coma mais Frutas
O consumo de frutas frescas é, com certeza, uma excelente prática para quem busca ser mais saudável e, conseqüentemente, melhorar seu sistema imunológico, pois, a maioria das frutas contém a vitamina C, responsável por vários benefícios à nossa saúde, a vitamina C também ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico. Lembrando que, quanto mais natural e sem agrotóxicos a fruta, mais benéfica à nossa saúde ela se torna.
Pratique Exercícios Físicos
O sedentarismo é uma das principais causas de redução da eficácia do nosso Sistema Imunológico, praticar exercícios físicos regulares irá aumentar a defesa do nosso corpo tirando-o da inércia. Com a prática contínua dos exercícios ocorre um volume maior na fabricação de anticorpos para destruir agentes invasores. Sem contar todos os outros benefícios que os exercícios físicos proporcionam.
Tenha um Hobby
Um hobby é uma excelente forma de aliviar o estresse e distrair a cabeça levando-o para longe dos problemas, dando-te tempo para reorganizar as idéias e para o corpo recuperar-se do dia corrido e estressante de trabalho. O hobby ajuda a melhorar seus dotes artísticos, livrando momentaneamente os seus pensamentos dos problemas, isso é como se o seu corpo respirasse e saísse do meio da tempestade em que se encontra dando tempo de produzir novos soldados para combater junto ao seu sistema imunológico.
Evite excessos
Lembre-se sempre que tudo o que é demais faz mal, seja tabaco, álcool, alimentação e até mesmo exercícios físicos intensos… Dentre muitos outros excessos. Todo e qualquer tipo de exagero não é benéfico à saúde, excessos também irão diminuir a resposta imunológica, então seja consciente sempre, com muito discernimento bom senso.
Cuide da sua Saúde Emocional
Sabemos que somos bombardeados a todo o momento por notícias sensacionalistas que acabam por muitas vezes nos deixando abalados e com um sentimento de impotência, isso gera a sensação de que não vale à pena lutar ou continuar a viver. Esse sentimento gera uma mudança em seu modo de enxergar a vida refletindo em seu corpo. Conseqüentemente isso afeta a sua produção de anticorpos, deixando-o mais propício a ataques externos.
Cuide do que assiste ou lê, filtre realmente o que você absorve através das informações, mude os seus pensamentos doentios por pensamentos e sentimentos mais saudáveis e prósperos, lembre-se que apenas você é o responsável por sua forma de agir e ser, aja de forma saudável e será realmente saudável. Assim como os alimentos nutrem o nosso corpo físico, as informações nutrem o nosso emocional, e se você não come um alimento podre ou envenenado por qual motivo irá alimentar seu emocional com informações podres e envenenadas?
Fonte: Prof. Dr. Daniel Rodrigues Costa – Instituto Raya Costa