A Dor nas Costas é um problema real e está entre as causas mais comuns de problemas de saúde no mundo, afetando jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social, bem como de fatores sócio-econômicos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofrerá desse mal.
É a maior causa de invalidez em todo mundo afetando 8 a cada 10 pessoas em alguma fase de vida. São muitas as razões que podem levar a dor nas costas, por isso, o diagnóstico correto nem sempre é tarefa fácil.
Em geral, a dor nas costas melhora por si só, porém, com a persistência desse sintoma deve-se procurar ajuda de profissionais especializados. É importante investigar e entender qual a causa da dor, para poder combatê-la de forma adequada e efetiva.
A boa notícia é que pequenas mudanças nos hábitos diários podem ajudar a prevenir e aliviar os sintomas, como praticar alongamento, cuidado ao deitar e ao levantar, postura correta para pegar e carregar pesos, exercícios adequados, dentre outros.
Tais dores podem ser específicas ou até mesmo inespecíficas, decorrentes de postura incorreta, sedentarismo, erro ao praticar exercícios, envelhecimento natural, dentre outros fatores. Por isso, as alterações na rotina são muito importantes para corrigir o vício postural.
A dor pode ser denominada como aguda: forte, geralmente após grande esforço físico e com duração de dias;
Ou dor crônica: não muito forte, mas contínua, com duração de semanas.
Ambas podem irradiar para os membros superiores ou inferiores, dependendo da região da coluna onde tal dor afeta.
As dores nas costas também podem ser chamadas de Lombalgia, Toracalgia ou Dorsalgia e Cervicalgia… Em geral, essas variações fazem referência ao local preciso da manifestação da dor na coluna vertebral.
Apesar de a coluna vertebral estar dividida entre cervical, no pescoço; torácica ou dorsal, na região da caixa torácica; lombar, na região do abdômen e abaixo da região abdominal; sacral, na altura da bacia e coccígea, na região do cóccix, próximo ao ânus; é na lombar que ocorre a maior concentração de força para a sustentação do corpo, por isso está mais sujeita às dores. Na verdade, notamos com a experiência clínica, que os maiores indícios nessas dores são lombalgia e cervicalgia.
Confira agora 10 hábitos que podem ajudar a aliviar e prevenir as dores nas costas:
Correção postural no dia a dia
Andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo; procurar sempre sentar em cima dos Ísquios, apoiar as costas e os pés, sem escorregar na cadeira ou poltrona; deitar e levantar sempre de lado de lado, com cuidado e o apoio das mãos; dormir de lado com os joelhos semi flexionados e um pequeno travesseiro de apoio nos joelhos, utilizar sempre um travesseiro que suporte o peso da cabeça e alinhe o pescoço e a cabeça ao corpo.
Ao abaixar para pegar objetos, flexionar os joelhos, ao carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços, bem como ao usar mochila, distribuir o peso nos dois ombros. Com malas e carrinhos pesados, empurrar, não puxar. Ao realizar atividades em locais altos, tentar subir em um apoio, de modo que coluna e cabeça permaneçam retas, e os braços para realizar a atividade fiquem na altura da cabeça, não acima. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos. Além disso, ao dirigir, lembre-se de apoiar as costas e a cabeça.
No trabalho sentado ou em pé
Ao permanecer-se sentado, fazer pequenos intervalos para se alongar e pequenas caminhadas, como ir ao café ou ao banheiro;
Se em pé, sempre que possível, realizar pequenos movimentos de rotação com os pés e tornozelos. Durante os intervalos, procure um local para se sentar e, preferencialmente, elevar um pouco as pernas e os pés.
Faça alongamento
Alongamentos evitam tensões musculares, promovendo relaxamento e bem-estar, sem falar na melhora da maleabilidade muscular.
Exercícios físicos
Conte sempre com profissionais para orientação da sua postura durante a realização das atividades adequadas. Exercícios aeróbicos colaboram com a manutenção do peso. Já a musculação, se feita corretamente, fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.
O sedentarismo é uma das principais causas de dores nas costas, praticar exercícios físicos regulares irá aumentar a força, destreza, e a leveza do nosso corpo tirando-o da inércia. Com a prática contínua dos exercícios ocorre um volume maior na fabricação de novas células, um aumento na oxigenação e nutrição das células e tecidos tanto muscular quanto ósseo. Sem contar a liberação de hormônios relaxantes e analgésicos como a Serotonina e a Endorfina.
Cuidado com a saúde emocional
Aspectos emocionais também colaboram para uma coluna tensionada. Um quadro depressivo, por exemplo, pode provocar muitas dores no corpo. Se perceber excesso de tristeza, é importante procurar auxílio especializado.
Evite o Estresse
Um grande vilão para o aumento nos casos de dores nas costas é o estresse causado por rotinas atarefadas e exaustivas, além de preocupações excessivas, acarretando pensamentos negativos, o que não é bom para o seu estado emocional e para a sua saúde mental. Práticas diárias de Meditação, Respiração e Lazer podem ajudar com o alívio do Estresse, melhorando seu estado emocional e, conseqüentemente, sua saúde mental.
Beba Água
O consumo de água é, de longe, um dos hábitos mais saudáveis que podemos adotar para a melhora da nossa saúde e do funcionamento dos nossos órgãos e sistemas, incluindo o nosso sistema osteomuscular.
A água ajuda a limpar o nosso organismo das impurezas que nosso corpo retém durante o seu funcionamento no dia a dia, sem contar a hidratação das células musculares e cartilaginosas.
Durma Bem
Pessoas que dormem mal sentem muitas dores nas costas e indisposição, além do cansaço físico e mental. Por isso, procure sempre dormir de 7 a 8 horas por dia.
Além das horas de sono, fique atento à qualidade do seu sono, não basta só ficar na cama por 8 horas, é preciso dormir de verdade! Se você acorda muito durante a noite significa que seu sono não está adequado para o seu devido descanso e recuperação do dia a dia. Se isso acontece freqüentemente procure ajuda profissional.
Alimente-se Bem
É comprovado que uma alimentação saudável propicia um corpo saudável. Independente do seu tipo de alimentação, seja ela Onívora, Vegetariana ou Vegana, busque comer sempre alimentos mais saudáveis e naturais com o menor índice de industrialização possível. Busque mais os cozidos aos fritos. Dê preferências aos pratos mais coloridos e completos.
Lembre-se que os alimentos são os combustíveis que movem o nosso corpo e, assim como em nossos carros, nós sempre procuramos abastecer com os melhores combustíveis, o nosso corpo necessita do mesmo cuidado quando o assunto é alimento.
Tome Sol
Além de ajudar no combate às doenças auto-imunes, a luz solar ajuda no fortalecimento dos ossos e favorece a força muscular. Portanto, aproveite a vitamina D. Lembre-se que ela pode ser absorvida gratuitamente tomando sol diariamente, 15 minutos por dia já é o suficiente para deixar o seu corpo mais saudável, lembrando que, para absorver melhor a vitamina D é importante não utilizar o protetor solar. Por isso, procure tomar 15 minutos de sol nos horários em que sua força esteja mais amenizada.
Fonte: Prof. Dr. Daniel Rodrigues Costa – Instituto Raya Costa