Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica – Online

O psicopedagogo clínico tem como campo de atuação o trabalho com pacientes em ambientes hospitalares, ONGs, centros comunitários, entre outros. Além do trabalho em consultório, orientando alunos e famílias em seus processos de aprendizagem.

Descrição

O curso se destina aos egressos de cursos de graduação de licenciatura, professores, diretores, pedagogos, psicólogos e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos nas áreas da Psicopedagogia Clínica. O psicopedagogo clínico tem como campo de atuação o trabalho com pacientes em ambientes hospitalares, ONGs, centros comunitários, entre outros. Além do trabalho em consultório, orientando alunos e famílias em seus processos de aprendizagem.

“A Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos em avaliação e intervenção psicopedagógica, capacitando profissionais a atuar de forma especializada na identificação e tratamento de dificuldades de aprendizagem, promovendo assim melhores resultados para os alunos.”

Para quem é esse produto?
“A Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica é voltada para psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde e educação interessados em aprofundar conhecimentos sobre avaliação e intervenção psicopedagógica. Destina-se também a estudantes e graduados em áreas afins em busca de especialização na área clínica da psicopedagogia.”

Conteúdo da Pós

01
Fundamentos da Educação
Aula 1 – Epistemologia e Sistemas de Ensino na Educação Brasileira
Aula 2 – Currículo, Gestão da Educação, o Público e o Privado
Aula 3 – Educação e Sociedade: Escola, Formação e Mercado
Aula 4 – Educação Especial e Profissional
Aula 5 – Avaliação
PROVA AVALIATIVA

02
Saberes e Práticas Educativas
Aula 1 – Currículo Escolar, Cultura e Prática Educativa
Aula 2 – Cotidiano Escolar e a Relação entre Professor e Aluno
Aula 3 – Linguagens, Processos de Leitura e Escrita e Aspectos Psicológicos do Processo Ensino-Aprendizagem
Aula 4 – Educação Popular, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado
Aula 5 – Tendências Pedagógicas Contemporâneas
PROVA AVALIATIVA

03
Bases Neurológicas, Neuropsicologia e Distúrbios da Aprendizagem
Aula 1 – Neurociências, Neuropsicologia e as Bases Estruturais do Sistema Nervoso
Aula 2 – Funcionamento do Sistema Nervoso – Algumas funções Importantes
Aula 3 – Bases Neurológicas do Processo de Aprendizagem
Aula 4 – Alguns Distúrbios Cognitivos e Comportamentais na Visão Neuropsicológica
Aula 5 – Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Possíveis Casos de Distúrbio
PROVA AVALIATIVA

04
Metodologia do Trabalho Científico
Aula 1 – Objetivos do MTC e Tipos de Conhecimento
Aula 2 – Pôster Científico
Aula 3 – Elementos Textuais e Pesquisas
Aula 4 – Estruturas dos Trabalhos Científicos
Aula 5 – Citações
PROVA AVALIATIVA

05
Avaliação e Intervenção da Psicopedagogia Clínica
Aula 1 – Conceito e Origem
Aula 2 – Fundamentação Teórica
Aula 3 – Diagnóstico Psicopedagógico
Aula 4 – Intervenção Psicopedagógica I
Aula 5 – Intervenção Psicopedagógica II
PROVA AVALIATIVA

06
Psicanálise, Psicobiologia e Psicofarmacologia
Aula 1 – Introdução a Psicanálise
Aula 2 – Psicobiologia
Aula 3 – Áreas Cerebrais e o Comportamento Humano
Aula 4 – Psicofarmacologia
Aula 5 – Ação dos Hormônios no Comportamento Humano
PROVA AVALIATIVA

07
Prova Final

A Certificadora

A Faculdade de São Marcos (FACSM) adere estritamente às Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), sendo devidamente credenciada para oferecer cursos tanto presenciais quanto a distância (EAD).

Consulte no link abaixo o Credenciamento da Faculdade de São Marcos:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTM2NDg=/