Você está visualizando atualmente Diluições e Concentrações na Aromaterapia, Entenda.

Diluições e Concentrações na Aromaterapia, Entenda.

Os ÓLEOS ESSENCIAIS (OE) são produtos extremamente concentrados, por isso super potentes. Pra você ter idéia: 1 gota de óleo essencial é equivalente a 20 xícaras de chá daquela planta.

Sendo potentes assim, nunca podem ser usados puros nos tratamentos, nem na pele para não correr o risco de causar intoxicações (exceto o OE de lavanda).

Precisamos diluir esses OEs em alguma base que seja VEGETAL (base MINERAL não pode, por ser diferente das estruturas do nosso corpo e assim não conseguem levar os OEs para dentro da corrente sanguínea). Essas bases para diluir podem ser óleos vegetais extravirgem prensados a frio, manteigas vegetais, cremes neutros vegetais, gel de babosa…

Quando diluímos os OEs, temos uma concentração a ser usada de forma segura para nossa saúde.

Pense que o OE puro tem uma concentração de 100%, ou seja, é tudo óleo essencial. Quando você mistura ele em outro produto, vai diminuindo essa concentração. Vamos pensar em uma concentração de 50% (nunca usamos tá? É só um exemplo), para uma concentração de 50% teríamos que colocar partes iguais de base e OE, ou seja, 20 gotas de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial. (Lembre-se que nunca utilizamos essa concentração, foi só um exemplo).

Para as terapias usamos as concentrações bem baixas. Usamos as concentrações de: 0,25%, 0,5%, 1% para os tratamentos! Isso quer dizer que naquela mistura de creme, óleo, gel, ou outra base, tem essa quantia de OE diluído ali. Então de 100% total daquela mistura, somente 0,5% é OE, ou 1%.

Para finalizar utilizaremos como exemplo uma sinergia de 30ml de óleo vegetal. Nesse caso 30ml de óleo vegetal com uma concentração de 1%, colocaríamos apenas 6 gotas de Óleo Essencial.

(Encontre os Óleos Essenciais que você procura em nossa Loja clicando aqui)

Gostou? Quer saber mais? Então faça o nosso Curso Completo de Aromaterapia, o maior do Mercado EAD.

Torne-se um aluno EAD do Instituto Raya Costa de Ensino a Distância, aprenda no conforto da sua casa, com qualidade de ensino garantida por profissionais qualificados e experientes no Mercado de Trabalho.

Invista no seu futuro!

Fonte: Profª  Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa

Dr. Daniel Rodrigues Costa

Docente e Fundador do Instituto Raya Costa, Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Norte Paulista, Palestrante, Pós graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuante em técnicas terapêuticas Ocidentais e Orientais, Saúde Mental, Reabilitação, Educação, Terapeuta Integrativo, Reikiano, grande incentivador do desenvolvimento humano e da busca pelo equilíbrio integral, conhecimento e bem-estar.

Deixe um comentário