Você está visualizando atualmente TPM: Saiba como controlar com Terapia Natural

TPM: Saiba como controlar com Terapia Natural

Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, é um problema que afeta grande parte das mulheres em idade fértil.

Ocorre por oscilação dos hormônios femininosdiminuição do estrogênio e aumento da progesterona, antes do período menstrual, trazendo um conjunto de sintomas desagradáveis, porém controláveis.

São cerca de 150 sintomas, e isso prova que não existe somente um tipo de TPM, e sim quatro tipos: A, C, D e H. Por isso os sintomas podem aparecer de forma diferente entre as mulheres.

Tipo A:

A de Ansiedade – é tensão por inteiro, e parece que o mundo está contra ela! Tem crises de ansiedade e estresse devido aos baixos níveis de estrogênio e excesso dos hormônios estressores como adrenalina e cortisol no sangue.

Tipo C:

C de Compulsão – é aquele tipo que nenhum chocolate passa perto sem ser devorado! Ocorre a compulsão alimentar principalmente pelos doces, e é preciso criar estratégias para diminuir esses ataques à cozinha, como substituições alimentares ou terapias complementares por exemplo;

Tipo D:

D de Depressão – são dias de tristeza, choro fácil, introspecção e emoções à flor da pele. Sintomas decorrentes aos altos níveis de progesterona, diminuição do estrogênio e da dopamina.

Tipo H:

H de Retenção Hídrica – inchaço é o nome. O que causa bastante desconforto principalmente nas mamasdor e ganho de peso. Ocorre devido à um hormônio antidiurético e o aumento do hormônio prolactina, que está mais presente durante a amamentação. Esse inchaço tende a desaparecer logo que a menstruação chega.

AROMATERAPIA COMO PREVENÇÃO E CONTROLE DA TPM

Um excelente tratamento da TPM é o uso diário de óleos essenciais.

Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia é um fitoestrogênio  retirado de uma flor, e traz propriedades terapêuticas para as mulheres que sofrem com TPM.

(Encontre os Óleos Essenciais que você procura em nossa Loja clicando aqui)

Pode ser utilizado nesse período pré-menstrual como tratamento da TPM, mas também, diariamente para a prevenção dos sintomas desagradáveis desse período no ciclo menstrual.

Alguns benefícios do Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia

·         Regulador hormonal;

·         Trata TPM;

·         Trata menopausa;

·         Diminui a cólica menstrual;

·         Diminui a falta de apetite sexual;

·         Ajuda em partos difíceis;

·         Trata estresse;

·         Reduz a ansiedade;

·         Reduz a irritabilidade;

·         Afasta a depressão;

·         Trata dores de cabeça e tensão;

·         Afasta os medos e insegurança;

·         Trata a insônia.

DICAS DE USO

COLAR AROMÁTICO – pingue 2 gotas do óleo essencial de Sálvia Esclaréia, de 2 a 3 vezes ao dia;

AROMATIZAÇÃO NO AMBIENTE – em um pequeno recipiente coloque uma bolinha de algodão e pingue de 3 a 5 gotas do óleo essencial de Sálvia Esclaréia, deixando-o perto o suficiente para inalar o aroma do óleo.

OBSERVAÇÃO: esse óleo essencial não deve ser utilizado por gestantes, nem em caso de atraso menstrual sem antes a confirmação da não gestação. Também deve ser evitado em meninas antes da primeira menstruação.

(Encontre os Óleos Essenciais que você procura em nossa Loja clicando aqui)

Gostou? Quer saber mais? Então faça o nosso Curso Completo de Aromaterapia, o maior do Mercado EAD.

Torne-se um aluno EAD do Instituto Raya Costa de Ensino a Distância, aprenda no conforto da sua casa, com qualidade de ensino garantida por profissionais qualificados e experientes no Mercado de Trabalho.

Invista no seu futuro!

Fonte: Profª  Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa

Fonte: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/tpm-cada-mulher-tem-a-sua/

Dr. Daniel Rodrigues Costa

Docente e Fundador do Instituto Raya Costa, Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Norte Paulista, Palestrante, Pós graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuante em técnicas terapêuticas Ocidentais e Orientais, Saúde Mental, Reabilitação, Educação, Terapeuta Integrativo, Reikiano, grande incentivador do desenvolvimento humano e da busca pelo equilíbrio integral, conhecimento e bem-estar.

Deixe um comentário