Você está visualizando atualmente Qual a Melhor Posição para Dormir?

Qual a Melhor Posição para Dormir?

Dor nas Costas é um dos problemas que mais afetam a população mundial, afetando jovens e adultos, com impactos significativos para os aspectos do bem-estar físico, psicológico, emocional e social do paciente, bem como de fatores sócio-econômicos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofrerá desse mal.

Sendo considerada a maior causa de invalidez em todo mundo afetando 8 a cada 10 pessoas em alguma fase de vida. São muitas as razões que podem levar a dor nas costas, por isso, o diagnóstico correto nem sempre é tarefa fácil.

Em geral, a dor nas costas melhora por si só, porém, com a persistência desse sintoma deve-se procurar ajuda de profissionais especializados. É importante investigar e entender qual a causa da dor, para poder combatê-la de forma adequada e efetiva.

À noite o incômodo da dor torna-se ainda mais desagradável e pode acabar prejudicando a sua noite de sono.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo respondendo a seguinte pergunta: Qual a melhor posição para dormir quando se está com dores nas costas?

Com as costas apoiadas no colchão

Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão, tal medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeçaa coluna e o pescoço.

É importante que a cabeça e o pescoço estejam apoiados em um travesseiro que deixe a região alinhada com o tronco. Para garantir maior conforto, coloque também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.

Porém, esta posição ainda divide muitas opiniões de profissionais.

De lado, com um travesseiro entre os joelhos

Colocar um dos ombros e toda a lateral do corpo em contato direto com o colchão com as pernas semifletidas e um travesseiro entre os joelhos pode ajudar quem sofre com dores nas costas a ter noites de sono mais tranqüilas.

Para evitar o surgimento de problemas posturais ou musculares, o ideal é alternar o lado de apoio do corpo a cada noite, evitando dormir virado sempre para o mesmo lado.

Também é importante não abrir mão de colocar um travesseiro entre os joelhos, pois, ele mantém os quadris, pelve e coluna alinhados.

Esta, de fato, é a posição mais indicada para quem sofre de dores ou problemas na coluna.

De lado, em posição fetal

A posição costuma ser benéfica para quem sofre com dores nas costas provocadas por hérnias de disco. Isso porque dormir com os joelhos na direção do peito e o tronco levemente inclinado ajuda a abrir espaço entre as vértebras e amenizar as dores causadas pelo problema.

Assim como na posição anterior, é importante trocar de lado periodicamente para evitar problemas musculares ou quaisquer outros desconfortos.

De bruços, com um travesseiro sob o abdômen

Em geral, dormir de bruços é pouco recomendado para quem tem dor nas costas porque a posição pode adicionar pressão ao seu pescoço.

No entanto, o problema pode ser revertido se você colocar um travesseiro sob o abdômen, o que alinha o corpo e torna a posição confortável mesmo para quem sofre com dores nas costas.

O ideal é que o travesseiro seja posicionado abaixo da pélvis e da parte inferior do abdômen, aliviando a pressão na coluna. Nessa posição, a utilização de um travesseiro para apoiar a cabeça é opcional.

Porém, ainda assim, esta não é a posição mais indicada, sendo orientada somente para quem realmente não consegue se adaptar a dormir nas outras posições.

Muito Importante ressaltar, que além de descobrir a melhor posição para dormir quando se está com dores nas costas, deve-se sempre ter atenção redobrada na escolha do colchão e do travesseiro.

Levar em consideração o seu biotipo, escolher o material mais adequado para ele.

Considerações Importante:

Dormir de Barriga para baixo ou dormir de bruços é a posição menos aconselhada por profissionais e especialistas, como dito logo a cima. Mesmo que ela ajude a aliviar o ronco, porém, pode agravar outras condições de saúde. Dormir de bruços não é aconselhável devido o pescoço não ficar em uma posição neutra e as curvaturas normais da coluna se acentuarem quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores.

Dormir de Barriga para cima, pois, pode desencadear dores lombares, portanto, esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região. Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono.

Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço. Lembrando sempre de usar um pequeno travesseiro ou rolinho em baixo dos joelhos. Isso ajuda a alinhar os quadris. A cabeça levemente elevada nessa posição também é a melhor para a azia.

Dormir de lado, ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as dores nas costas e as dores no pescoço.

Dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por esse motivo, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono.

Aspectos emocionais também colaboram para uma coluna tensionada. Um quadro depressivo, por exemplo, pode provocar muitas dores no corpo. Se perceber excesso de tristeza, é importante procurar auxílio especializado.

Fonte: Prof.  Dr. Daniel Rodrigues Costa – Instituto Raya Costa

Dr. Daniel Rodrigues Costa

Docente e Fundador do Instituto Raya Costa, Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Norte Paulista, Palestrante, Pós graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuante em técnicas terapêuticas Ocidentais e Orientais, Saúde Mental, Reabilitação, Educação, Terapeuta Integrativo, Reikiano, grande incentivador do desenvolvimento humano e da busca pelo equilíbrio integral, conhecimento e bem-estar.

Deixe um comentário