Você está visualizando atualmente Qual a Relação da sua Saúde com a Energia QI

Qual a Relação da sua Saúde com a Energia QI

Você conhece a Medicina Tradicional Chinesa?

Provavelmente você conheça algumas das técnicas que a MTC utiliza para prevenir e tratar doenças. São alguns exemplos:

·         Acupuntura sistêmica (no corpo);

·         Acupuntura auricular;

·         Auriculoterapia;

·         Moxaterapia;

·         Ventosaterapia;

·         Ventosaterapia com sangria;

·         Diapsoterapia;

·         Shiatsu;

·         Tuiná;

·         Do-in;

·         Magnetoterapia, dentre outras técnicas.

Toda forma de prevenção e tratamento com base na MTC tem como objetivo restabelecer o livre fluxo de QI (pronuncia “tchi”) no corpo, equilibrando a nutrição, informação e defesa do organismo.

Dessa forma, o corpo faz um “reset” e cria condições de se reequilibrar e se curar física, mental e emocionalmente.

Portanto, além dos sintomas físicos e emocionais, a MTC trata e trabalha com a causa das doenças. É como se eliminasse o “mal pela raiz”, evitando com que novos sintomas surjam por isso essas técnicas se tornam tão eficazes.

O QUE É O QI

Sempre falamos em equilibrar a energia do corpo, restabelecer o livre fluxo de energia…mas afinal, o que é essa energia? Como se forma? Por onde passa? Então vamos responder essas questões.

Como qualquer tipo de Medicina, o que trabalhamos é comprovado cientificamente, inclusive a energia e os canais por onde ela passa no corpo, os chamados Meridianos.

Inclusive já foi comprovado por imagem de Ressonância magnética a existência dos Meridianos e seus trajetos no corpo.

energia QI (QI em Chinês, Ki em Japonês) é formada pela união de duas formas de nutrição: o Ar que respiramos, que se une com a energia vital dos alimentos que ingerimos.

Essa é aquela energia que falamos: “Nossa estou sem energia hoje, estou me sentindo cansado!” ou “Não comi direito e estou me sentindo sem energia”. É o nosso combustível diário, que se renova sempre que nos alimentamos e respiramos.

Essa energia precisa transitar pelo nosso corpo para nutrir todos os tecidos, órgãos e células, da mesma forma e não menos importante que o sangue, que também precisa chegar a todos os locais do corpo através dos vasos sanguíneos.

No caso, a energia Qi percorre dentro de canais semelhantes aos vasos sanguíneos, chamados Meridianos, que sobem e descem por todo o corpo, se ligando aos órgãos, por isso o Meridiano do Pulmão, Meridiano do Fígado

Da mesma forma que nos vasos sanguíneos não pode ocorrer “entupimentos” que causam graves problemas, os Meridianos também não podem sofrer bloqueios no fluxo do Qi. Se isso acontecer, o corpo fica sem a nutrição e defesa que essa energia faz, e começam a acontecer os problemas físicos e emocionais que vão desde um pequeno desconforto até mesmo a perda do órgão por insuficiência do mesmo.

Para evitar e tratar esses bloqueios e manter o equilíbrio saudável da saúde e bem-estar é onde entram as terapias Orientais. Através de uma avaliação específica, o terapeuta tem condições de trabalhar pontos específicos do corpo, pontos nos Meridianos, para dar novamente ao corpo condições de cura.

Gostou? Quer saber mais sobre a Ventosaterapia e seus Maravilhosos Benefícios para sua Saúde? Então conheça o nosso Curso Completo de Ventosaterapia e, seja você também, mais um dos Excelentes profissionais formados pelo nosso Instituto

Fonte: Profª  Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa

Dr. Daniel Rodrigues Costa

Docente e Fundador do Instituto Raya Costa, Fisioterapeuta graduado pela Universidade do Norte Paulista, Palestrante, Pós graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória, atuante em técnicas terapêuticas Ocidentais e Orientais, Saúde Mental, Reabilitação, Educação, Terapeuta Integrativo, Reikiano, grande incentivador do desenvolvimento humano e da busca pelo equilíbrio integral, conhecimento e bem-estar.

Deixe um comentário