Sabemos o quanto o mercado de trabalho está disputado em todos os setores. Sempre terá alguém fazendo por um valor menor! Por isso, nossa maior preocupação deve ser o investimento em “Qualidade”, qualidade do serviço, qualidade do atendimento, qualidade do produto, para que assim, nossos clientes nos fidelize pela excelência e não pelo valor mais baixo.
Tendo isso em mente, nós do Instituto Raya Costa separamos algumas dicas que podem te ajudar neste quesito:
Pontos importantes de atenção diária
Ambiente físico:
Cuidar do mobiliário, recepção e equipamentos para que estejam em condições de uso adequados para o atendimento de cada cliente;
Qualidade do serviço prestado:
Higiene do local, dos materiais, dos equipamentos, e pessoal;
Uso de materiais de boa qualidade e descartáveis;
Nunca reutilizar produtos usados de um cliente para o outro;
Cumprimento integral do serviço que foi prometido e contratado;
Asseio pessoal:
Cuidado com a higiene corporal, transpiração, hálito, os cabelos devem estar sempre presos, barba aparada, unhas curtas e limpas;
Vestuário:
Cuidado com a higiene do vestuário, lembrando que é um dos fatores que mais influenciam na primeira impressão da imagem inicial do profissional (evitar decotes, transparência), de preferência use o jaleco – faz parte da vestimenta de um profissional da sáude (se for o caso);
Comunicação verbal:
Controlar a velocidade e tom da fala, sempre usando vocabulário adequado à atuação profissional, para estabelecer uma sintonia com o cliente.
Cuidado com o que e quando falar sobre certos tipos de assunto e qual o momento certo para fazê-lo.
Atentar quanto à relação de amizade com o cliente, euforia, para não influenciar na comunicação durante o atendimento, sempre conferir se o cliente está entendendo o que diz;
Comunicação não-verbal:
O corpo fala, portanto, o contato visual, expressão facial e corporal sempre simpática e acolhedora, se torna importantes para a criação da credibilidade e segurança do serviço.
Equilíbrio do papel do profissional e do papel pessoal:
É preciso saber dividir atitudes, hábitos, conceitos, sentimentos pessoais dos que se devem ter quando for preciso ser profissional.
Evitar julgamentos, conselhos, indicação de medicamentos e tudo aquilo que não cabe ao papel momentâneo do profissional.
Simpatia com o cliente:
Para uma boa relação profissional-cliente deve haver simpatia e empatia de ambas as partes, mas deve evitar qualquer demonstração excessiva de simpatia, que constitua elemento de timidez ou desconforto ao cliente;
Construção da Imagem Profissional
Posteriormente à primeira impressão, se inicia a construção da imagem inicial do profissional no decorrer dos primeiros contatos. Os fatores que influenciam nessa formação incluem os comportamentos, hábitos, conhecimentos, habilidades e competências do profissional:
Comportamentos:
É importante demonstrar desde o início o objetivo da sua atuação como profissional, demonstrando orgulho pela profissão;
Respeitar o tempo correto de cada atendimento e o tempo do cliente, isso é essencial para a divulgação do respeito pela sua profissão;
Hábitos:
É essencial que o profissional tenha assiduidade e pontualidade no atendimento ao cliente, além de estabelecer como rotina a comunicação personalizada, sempre se referindo ao cliente pelo nome ou apelido que ele se sinta bem.
Conhecimento:
Sempre fornecer informações verdadeiras na medida do necessário para o momento daquele atendimento, e sempre que for requisitado pelo interesse do cliente, não minta ou invente respostas, se não souber diga que irá pesquisar ou procurar saber e que dará um retorno ao cliente;
Habilidade:
Salientar dentre as habilidades profissionais, aquelas que mais se sobressai, mostrando orgulho no que faz, cumprindo com as expectativas do cliente em relação ao serviço contratado e ajudando à criação da competência.
Competência:
É o conjunto do conhecimento, habilidade (saber fazer) e da atitude (saber e querer fazer), envolve valores e ética. Mais do que ser competente, é preciso parecer competente aos olhos do cliente.
O cliente espera:
Ser bem recebido, ser querido no local, encontrar aconchego, ser entendido, ser cuidado, e superar suas expectativas quando ao tratamento e ao profissional.
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Fonte: Profª Mariana Sallun Raya – Instituto Raya Costa
Prof. Dr. Daniel Rodrigues Costa – Instituto Raya Costa